quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

FEMAGRI prevê aumento do consumo mundial de café

FEMAGRI prevê aumento do consumo mundial de café

Durante coletiva de imprensa da feira, Cooxupé ressalta rigoroso inverno no hemisfério Norte e cidades dos EUA, resultando no aquecimento do setor




Reforçando o ânimo dos produtores e do setor como um todo, a Cooxupé prevê alta no consumo mundial de café. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, pelo superintendente de Operações e Comercial Mercado Interno, Lúcio de Araújo Dias, durante coletiva de imprensa da FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas.

“Com certeza, o frio e a neve no hemisfério Norte e em parte dos Estados Unidos vão aumentar a demanda no consumo mundial de café”, disse o superintendente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé.

A afirmação foi confirmada por Arquimedes Coli Neto, presidente do Centro de Comércio de Café de Minas Gerais, citando que o consumo vai aumentar, principalmente, pelos asiáticos. O setor já registrou alta de 15% no consumo, em relação ao mesmo período de 2013. A área compreendida pela Cooxupé – sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e parte do Estado de São Paulo, foi responsável pela produção de aproximadamente 10 milhões de sacas do grão.
Outro principal assunto abordado entre a mesa diretora e a imprensa foi a implantação, a partir desse ano, de uma nova modalidade de crédito para viabilizar as compras dos mais de 11.500 cooperados da Cooxupé. Após adquirir máquina ou equipamento agrícola, o cafeicultor passa pelo Centro de Negócios e já formaliza a compra, cuja moeda de pagamento é a safra. A novidade é que, agora, o parcelamento pode ser feito em três anos, com preços pré-fixados. “Antes, o compromisso era uma única parcela. Agora, estamos trabalhando com essa modalidade nova. Precisamos prorrogar essa dívida para conceder fôlego ao produtor”, afirmou o presidente Carlos Alberto Paulino da Costa.

“O mercado precisa ser dinâmico”, complementou o vice-presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo. A novidade veio para consolidar o relacionamento entre produtor e fornecedor. No primeiro dia de evento, realizado nesta quarta-feira (12), a cooperativa registrou um crescimento de 15% no volume de negócios comparado ao mesmo período do ano passado.

A entrevista foi realizada na Sala de Imprensa, espaço dentro da feira que começou na quarta-feira (12) e vai até esta sexta-feira (14).
Além de Carlos Paulino, Carlos Rodrigues, Lúcio e Arquimedes, José Eduardo Santos Júnior (superintendente do Desenvolvimento do Cooperado) participaram da entrevista.

História

O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, abriu a coletiva para a imprensa reforçando o motivo da idealização da FEMAGRI. “Foi pensando, primeiramente, em facilitar a negociação entre pequeno produtor e fornecedor.” Entretanto, em mais de uma década, o evento cresceu e evoluiu em qualidade e foco. “A feira, ao longo dos anos, deu espaço para a família. É um lugar de negócios e lazer.” Há, ainda, preocupação ambiental por parte da cooperativa, que desenvolve diversos projetos no setor, em parceria com grandes empresas.

Qualidade

Oferecer um grão de qualidade. Outra preocupação forte da Cooxupé faz parte da hegemonia e tradição da cooperativa. “Em prol da qualidade, avaliações são feitas diariamente. Mesmo porque, depois da feira, os negócios continuam sendo fechados”, disse Carlos Paulino. O mercado brasileiro está exigente, principalmente, em grandes centros, onde o poder aquisitivo é maior. Notamos um aumento significativo no consumo do café gourmet”, completou.
Uma das formas de garantir essa qualidade é o investimento em educação ambiental, no cultivo e no manejo da lavoura, o engajamento da família e na sucessão dos jovens na administração da propriedade rural. Segundo o presidente, em março e abril, há encontros que levam tecnologia ao pequeno produtor, entre outras abordagens.

“Montamos unidades demonstrativas, abordamos tecnologia, promovemos palestras para mulheres e crianças. A esposa do cooperado aprende a fazer contabilidade e a tratar o café. A maioria dos produtores está trabalhando e a mulher está lá, tratando o café”, disse o vice-presidente. “Ano passado, 69 mil pessoas participaram das atividades, durante o ano todo”, pontuou.

O resultado é notório. “Temos o melhor café do Brasil, modestamente falando”, brincou o presidente.

Novidade

Há 5 anos, a Cooxupé tem investido em pesquisas envolvendo óleo de grão verde. Fonte cicatrizante e de promoção da beleza, o produto está sendo lançado com um melhor custo benefício para o mercado”, explicou Carlos Paulino. Para Carlos Augusto Rodrigues, todos sairão ganhando. “Não só as mulheres, mas nós, que estamos ficando muito vaidosos, vamos começar a usar”, riu o vice-presidente da cooperativa.

FEMAGRI 2014

A 13ª edição da FEMAGRI começou ontem (12) e vai até esta sexta-feira (14). Já no primeiro dia, atraiu um público de aproximadamente 7 mil pessoas, em um espaço de 107 mil m2, em Guaxupé. A movimentação também foi grande no estacionamento, que recebeu mais de 2.500 veículos.

A FEMAGRI tem como principal meta aproximar os mais de 11.500 cooperados da Cooxupé, visitantes e produtores das novidades de mercado e modalidades que viabilizam a produção e o cotidiano cafeeiro.

13ª Edição da Femagri
Horário: 8h às 18h
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b. Bairro Japy – Guaxupé/MG

Informações à imprensa:

Phábrica de Ideias
Assessoria de Imprensa Cooxupé
Tel.: +55 16 3911-3606
Telefone plantão FEMAGRI: 17 9 9785-5669
Coordenadora de atendimento: Samia Borges

E-mail: imprensa2@phideias.com.br

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