sexta-feira, 20 de março de 2015

Cooxupé é homenageada pela Illycaffè



Durante a FEMAGRI, a Cooxupé foi homenageada pela Illycaffè, recebendo um diploma de reconhecimento por alcançar o primeiro lugar na quantidade de lotes de cafés aprovados e comprados pela Experimental Agrícola do Brasil durante a safra 2014/2015.

Aldir Alves Teixeira, da Illycaffè, afirmou que atualmente o mercado mundial exige café de mais qualidade. “O produtor precisa preparar bem o seu café para manter a qualidade. Nós como técnicos e a Cooxupé como cooperativa têm a obrigação de orientar o produtor sobre como fazer essa qualidade. São pequenos detalhes”, contou.

Segundo ele, o primeiro detalhe é não colher os grãos muitos verdes, ou seja, colher mais cerejas principalmente se forem descascadas. O segundo é não deixar o café amontoado, evitando fermentação. Outro ponto importante é colocar o café no terreiro em camadas finas, mexendo-o constantemente e, assim, gradativamente. “Durante o armazenamento, colocar o café sempre no escuro, pois quando o grão está descansando não gosta de claridade, de alta temperatura e nem de umidade. Esses fatores são fundamentais para preservar a qualidade. No café descascado, sempre deixar descansando e só beneficiar praticamente na hora da venda”, explica Aldir.

Para o vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, receber a homenagem trouxe muita satisfação à cooperativa. “Continuaremos o nosso trabalho de oferecer café de qualidade, sempre aprimorando nossos processos para estarmos em consonância com as exigências do mercado”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário