sexta-feira, 11 de março de 2016

Femagri ensina cafeicultores a construir terreiro com baixo custo

Etapa de secagem do grão é fundamental para manter a qualidade do café no pós-colheita

Mexer o café no terreiro é um dos pontos de atenção do cafeicultor para manter a qualidade dos grãos depois de colhido. É nesta etapa que começa o trabalho do produtor para conseguir padrões de qualidade elevados durante a classificação, refletindo em comercializações mais favoráveis para atender aos paladares mais exigentes. Durante a 15ª FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, realizada pela Cooxupé, profissionais do campo construirão, ao vivo, terreiro a base de lama de cimento com implantação de baixo custo aos cafeicultores. A demonstração acontecerá na Fazendinha da Feira, de 16 a 18 de março.



O gerente do departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz, confirma a importância do terreiro na lida do cafeicultor. "Entre todos os processos pós-colheita, o terreiro tem grande influência na conservação da qualidade do café. Os produtores precisam ficar atentos nesta etapa e se prepararem, fazendo o dimensionamento correto de seus terreiros, pois se esta área receber um volume maior que o suportado, a safra corre o risco de fermentação perdendo, automaticamente, a qualidade", explica o engenheiro agrônomo.

Além do terreiro feito com lama de cimento, a FEMAGRI ainda traz na Fazendinha demonstrações de sistema de irrigação para as lavouras de café e de diferentes sistemas de plantios que podem ser adotados nas lavouras. A cooperativa ainda apresentará aos produtores a instalação de biodigestor como alternativa para o descarte correto de água residuária gerada no processamento pós-colheita via úmida. 
Quebra-ventos e plantas de cobertura também serão demonstrados aos cafeicultores como formas minimizar as mudanças climáticas e aumentar a produtividade. O Núcleo de Educação Ambiental estará presente no evento, passando informações sobre a regularização ambiental das propriedades.

Outro espaço que chama a atenção do público é onde ficam as invenções dos produtores. A criatividade deles dá forma e movimento em máquinas inventadas ou adaptadas, trazendo redução de custo e mais facilidade na execução das atividades do cafeicultor. Neste ano, 19 invenções estarão expostas incluindo, entre os itens, moto adaptada para roçar café e para adubar a terra; motocicleta multifuncional, além de bomba d´água feita com pulverizador costal - criação de baixo custo e que, segundo o produtor de São Pedro da União, não consome energia elétrica nem combustível. 

A FEMAGRI funcionará das 08h às 18h. A entrada é gratuita.

15ª Edição da FEMAGRI
Data: 16 a 18 de março
Abertura Oficial: dia 16, às 10h.
Horário: das 08h às 18h
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy, Guaxupé/MG
Estimativa Público: 35 mil pessoas
Estimativa de Volume de Negócios: 16% maior ante 2015, quando foram gerados 120 milhões.
Área do evento: 107 mil m²
Estandes: 135
Expositores: mais de 110

Nenhum comentário:

Postar um comentário