quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

FEMAGRI aposta em aperfeiçoamento técnico e estrutural para aumentar rentabilidade do produtor

De acordo com a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), organizadora do evento, a produção dos cooperados, em média, é 10% superior ao de produtores não-cooperados em razão da assistência e das campanhas realizadas pela entidade

A diretoria da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) aposta na difusão de conhecimento e no acesso a novas técnicas e recursos durante a 16ª Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) visando que os cafeicultores tenham como aperfeiçoar sua produção e aumentar a rentabilidade nas próximas safras. O evento acontece até nesta sexta-feira, dia 10, em Guaxupé/MG.

Atualmente a Cooxupé possui mais de 13 mil cooperados, sendo que 84% são pequenos produtores que vivem da agricultura familiar, recebendo café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo).

De acordo com José Eduardo Santos Júnior, superintendente de Desenvolvimento Cooperado, em razão dos trabalhos de assistência técnica, acesso aos insumos e informações disponibilizadas em ações promovidas pela Cooxupé a produção dos cooperados apresenta um desempenho superior aos cafeicultores não-cooperados.

“Observamos que nas regiões de atuação da Cooxupé no sul de Minas Gerais, região do Cerrado mineiro e no Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo), as propriedades de cooperados têm um desempenho, em média, 10% superior aos cafeicultores da mesma região. Isso é possível em razão do acesso aos recursos e informações oferecidas em eventos como a Femagri e campanhas da cooperativa que possibilitam essa maior produtividade”, diz Santos Júnior.

O vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ressalta ainda que a região atendida pela cooperativa vive um momento atípico em relação ao país, onde algumas localidades sofrem com problemas significativos na produção.

“O objetivo da Cooxupé, por meio da realização da Femagri, é levar o conhecimento aos produtores, já que muitos cooperados não tem condições de ir a outros eventos. Assim, conseguimos fomentar o crescimento do produtor por meio do investimento em novas tecnologias, novas práticas e na modernização das áreas cultivadas”, afirma Melo.

Segundo Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da Cooxupé, os dados preliminares da 16ª Femagri apontam que o produtor está buscando a modernização como forma de aumentar a sua produtividade e rentabilidade.

“A cada ano a Femagri está maior e com mais novidades. Nesses 60 anos da cooperativa nossa diretriz é manter o ambiente profissional e operacional de uma empresa de alto desempenho. Para isso nosso diferencial foi focar no que somos melhor que é a produção de café. Assim temos uma vantagem competitiva em relação a outros produtores”, diz Costa.

Serviço:
16ª Femagri
Quando: até sexta-feira (10/02)
Horário: das 08h às 18h
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b – Bairro Japy, Guaxupé/MG.
Entrada Franca / Estacionamento gratuito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário