quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

“Participação do produtor na Feira é fundamental para o crescimento do setor”, afirma Carlos Paulino


Em entrevista coletiva durante a FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, o presidente da Cooxupé destacou a importância da realização da feira para o produtor rural

Na manhã desta quinta-feira, dia 22, o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, acompanhado do vice-presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, e do superintendente de Desenvolvimento do Cooperado, José Eduardo Santos Junior, destacou durante coletiva de imprensa, a participação do cafeicultor em mais uma edição da FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. “Participar em eventos é fundamental para o crescimento da produção e do setor. Aqui, o produtor fica sabendo das novidades desenvolvidas e lançadas pelas empresas e adquire um conhecimento maior”, afirmou o presidente.

A Cooxupé prevê que em 2018 seus cooperados produzam, na área de atuação da cooperativa – Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Média Mogiana do Estado de São Paulo, 8,37 milhões de sacas de café. Em 2017 – bienalidade baixa - a produção ficou em 6,68 milhões e em 2016 o número foi de 8,7 milhões de sacas de café arábica. Conforme Carlos Paulino, a queda entre 2018 e 2016 deve-se a uma “ressaca de estresses climáticos”, em especial à seca entre setembro e outubro do ano passado, importante momento de floração das lavouras. “Faltou chuva e isso prejudicou a florada”, explicou.

Outro ponto explicado na coletiva foi a “Operação Barter”, onde os cafeicultores podem adquirir equipamentos utilizando o café como moeda de troca na FEMAGRI. “Esta operação ajuda muito o produtor, que encontra aqui na feira o prazo de quatro anos para pagar seus produtos”, disse José Eduardo Santos Junior.  

Os deputados estaduais de Minas Gerais, Antonio Carlos Arantes e Emidinho Madeira, também participaram da coletiva de imprensa.

Numa área de 107 mil metros quadrados, a FEMAGRI conta com mais de 130 expositores – número 8% maior que a edição anterior. A Feira acontece até esta sexta-feira, dia 23, às 18 horas. A expectativa de público no evento é de 35 mil pessoas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário